Fale diretamente com seu Polo UNIASSELVI pelo WhatsApp. Clique aqui e fale com a gente!

Notícias - Bolsas de estudo

Como se inscrever no PROUNI

20/01/2020   Bolsas de estudo

O Ministério da Educação (MEC) divulgou, recentemente, o edital referente ao processo seletivo do PROUNI (Programa Universidade Para Todos) para o primeiro semestre de 2020. A concessão de bolsas de estudo integrais e parciais tem dois critérios de avaliação: o desempenho do candidato no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e a avaliação da renda familiar.

Quem pode participar

O PROUNI é destinado a estudantes egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular na condição de bolsistas integrais, com renda familiar per capita máxima de três salários mínimos.

Poderão se inscrever no PROUNI candidatos que não possuam diploma de ensino superior e que tenham participado do ENEM na edição de 2019. Devem atender, ainda, a pelo menos uma das condições a seguir:

I - tenham cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
II - tenham cursado o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
III - tenham cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
IV - seja pessoa com deficiência;
V - seja professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública, conforme disposto no art. 3 º do Decreto n º 5.493, de 18 de julho de 2005.

Inscrições

As inscrições serão realizadas em uma única etapa, exclusivamente pelo site oficial do Programa. Os candidatos podem inscrever-se a partir de 28 de janeiro de 2020 até as 23 horas e 59 minutos de 1 de fevereiro de 2020 (no horário oficial de Brasília/DF). O processo seletivo será composto por duas chamadas sucessivas. Confira o cronograma completo:

Início das inscrições: 28 de janeiro
Fim das inscrições: 1 de fevereiro (às 23h59)
Primeira chamada: 4 de fevereiro
Entrega dos documentos para garantir a matrícula: 4 a 11 de fevereiro
Segunda chamada: 18 de fevereiro
Entrega dos documentos para garantir a matrícula: 18 a 28 de fevereiro
Adesão à lista de espera: 6 a 9 de março

Fonte: Ministério da Educação – PROUNI.

Anexos