Notícias - Geral

Curitibanos: acadêmicos visitam a Penitenciária Regional de São Cristóvão do Sul

08/11/2019   Geral

Acadêmicos do curso de Investigação Forense e Perícia Criminal da UNIASSELVI Polo Curitibanos realizaram uma visita à Penitenciária Regional de São Cristóvão do Sul, acompanhados pelo tutor da turma. Tutor e alunos foram recepcionados pelo agente penitenciário, Sr. Angelo Weber, que estava responsável pelo plantão na ocasião da visita. Ele os apresentou toda a estrutura da penitenciária. Houve, ainda, um momento de troca de ideias e questionamentos por parte dos acadêmicos, que puderam aproveitar a visita para sanar suas dúvidas.

A visita teve como objetivo materializar algumas situações pontuais tratadas em sala de aula, como os regimes de cumprimento de pena, a remissão e outros institutos penais. Além disso, teve como função demonstrar as dificuldades, os deveres, direitos e responsabilidades de um condenado que cumpre pena em regime fechado. A visita ao sistema penitenciário também contribuiu para a reflexão dos acadêmicos quanto às mais variadas formas de violação dos direitos humanos, situações que ensejam a reclusão.

A unidade 2 da Penitenciária Regional de São Cristóvão do Sul abriga 750 presos de todo o Estado, todos cumprindo pena em regime fechado, geralmente com condenações criminais que ultrapassam 8 anos de reclusão. Por conta de sua estrutura e garantia dos direitos oferecidos aos reclusos, a penitenciária é considerada um referencial para o Estado.

“A visita confirma a referência: segurança, funcionários dedicados e atenciosos... tudo é muito organizado. A visita nos fez refletir e reconhecer o excelente trabalho desempenhado pelos agentes”, destaca a acadêmica Débora da Cunha.